Peidômetro

Compartilhe:
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Email this to someone

Peidômetro

HAHAHA sim é isso mesmo! Segue o video:

Código fonte: https://github.com/felipeng/peidometro

História

Quem tem Arduino sabe muito bem como é, compra vários sensores apenas para entender como funciona e pensando que algum dia poderá ser útil. Muitas vezes acaba ficando esquecido em alguma caixa e foi exatamente o que aconteceu comigo quando comprei o sensor de gás metano/butano/propano MQ-5.

MQ-5MQ-5

 

Porém depois de alguns anos esquecido resolvi começar a fuçar nele. O primeiro teste foi utilizando o gás de cozinha, legal funcionou! Mas pera aí, acho que dá pra fazer algo mais interessante!

Segundo a wikipédia uma flatulência tem metano. Hummm, ok, temos um projeto :^)

Desenvolvimento

  • Arduino Uno, depois foi substituído pelo Adafruit Trinket 5V
  • TowerPro SG90 9G Mini Servo (180°)
  • MQ-5 breakout (datasheet)
  • Fonte 5V – 1A
  • Cabos de rede (jumpers)

O MQ-5 possui um filamento que esquenta e consegue mensurar a relação de parte por milhão do gás (ppm). É possível comprar somente o sensor ou o breakout com um circuito simples.

Para fazer a prova de conceito utilizei inicialmente o Arduino Uno e a biblioteca Servo, conforme imagem.

esquema

Depois para deixar mais compacto migrei para um Trinket que tinha sobrando. Acabei montando um socket para encaixar o Trinket assim seria fácil para fazer upload do código e também utilizar ele para outros projetos quando enjoar do peidômetro, segue as fotos:

2015-07-18 17.16.52 2015-07-18 17.16.40 2015-07-18 17.16.16 2015-07-18 17.16.27

2015-05-28 19.07.40

Nunca tinha utilizado o Trinket para coisas mais complexas do que acender um LED, acabei descobrindo algumas limitações do ATTiny85 em relação aos servos motores. Para isso precisei utilizar a biblioteca Adafruit SoftServo, ao invés da biblioteca Servo padrão. Mesmo assim essa biblioteca não utiliza 180° e sim 90°, para funcionar até 180° foi preciso alterar o código fonte dessa forma.

Para testar e calibrar o peidômetro, você pode comer bastante batata doce e feijão e esperar o efeito ou utilizar gás de cozinha ou um isqueiro.

Acesse o repositório do peidômetro no meu github para acessar o código tanto para Arduino e Trinket.

Idéias futuras

  • Ao atingir um valor X, liga um ventilador, toca uma sirene, acende LED
  • Fazer upload das informações para algum site e fazer estatísticas
  • Fazer contagem de peidos

É isso aí, aprendizado com diversão, se construiu o seu peidômetro, me mandem fotos… até a próxima, não esqueça de deixar um comentário e compartilhar esse projeto 🙂

 

Comentários