Real Perk-a-Cola Bottles

Compartilhe:
Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Email this to someone

Perk-A-Cola é um recurso que pode ser encontrado nos mapas de modo zumbi de alguns jogos da franquia Call Of Duty. Cada bebida dá ao jogador uma vantagem para ajudá-los a sobreviver e combater as hordas de zumbis. Mais informações sobre os: Perk-A-Cola

Video do resultado final:

Fotos:
Sou um grande fã dessa modalidade do Call Of Duty, então resolvi trazê-los para a vida real, para isso precisei separar o projeto em quatro partes:
  • Garrafas
  • Líquidos
  • Adesivos
  • Iluminação

Garrafas

Primeiramente precisei encontrar a garrafa perfeita, não foi nada fácil, a maioria das garrafas de cerveja, pelo menos no Brasil, são com vidro escuro, ou com formatos diferentes, ou com algum desenhos da marca feito diretamente no vidro. flame_beer No jogo Call Of Duty, as garrafas são totalmente lisas, o mais simples possível. Fui em diversos lugares procurar a garrafa, sendo que a que mais me agradou foi de uma cerveja da Nova Zelândia, chamada Flame Beer, custando R$7,00 cada, fazer o quê?! Tive que fazer o sacrifico de beber 🙂 O rótulo é de papel e grudado na garrafa, bem fácil de remover, basta molhar e esfregar com uma esponja, outro detalhe importante dessa garrafa é que a tampa é giratória, então você pode usar a mesma tampa para depois fechar bem a garrafa. Em algumas fotos tem a garrafa da Sol, desconsidere.

Líquidos

Essa foi a parte mais difícil, testei diversas combinações malucas para conseguir a cor esperada, algumas consegui atingir facilmente já outras passaram longe. Minha dica é, não perca tempo tentando inventar combinações malucas como eu fiz, tentei misturar coisas como: suco em pó, pinho_brilcoca-cola, guaraná, produtos de limpeza e várias outras coisas, algo que chegou bem próximo do tom é Pinho Bril, como a imagem. Mas a dica é compre tinta de tecido ou corante alimentício, é o jeito mais fácil e prático de conseguir as cores corretas. Para auxiliar na mistura das cores pode utilizar esse site, ou ir na tentativa e erro mesmo. Sei que também é possível atingir as cores corretas utilizando o tubo de tinta de canetinhas coloridas, quem sabe essa é a opção mais fácil e barata.
 liquido6 liquido5

Adesivos

Bastou procurar na internet e coletar os adesivos corretos, utilizei desse site, existem várias opções na internet, alguns bem toscos e outro bem feitos. Juntei todos, montei num documento e mandei imprimir numa gráfica com papel adesivo e frente plastificada. A qualidade da impressão vai depender da impressora da gráfica, não lembro exatamente o valor, mas acho que foi cerca de R$ 60,00 para imprimir tudo. Uma outra opção é comprar os adesivos prontos no eBay, procure por: zombies perks stickers.
liquido7 liquido4 liquido3 liquido2

Iluminação

Depois de um tempo descobri esse vídeo. Ele colocou umas bolachas iluminadas embaixo das garrafas deixa um visual bem legal. Bem, na hora pensei vou fazer isso com o Arduino/RaspBerry Pi e vai ficar até melhor! :^) Primeiramente pensei em utilizar o Arduino para controlar os LEDs embaixo da garrafas, funcionou perfeitamente. Porém como eu havia falado que faria melhor do que o video inspirador, tive a seguinte ideia. Vou controlar qual perk vai acender através do celular e quando aceso vai tocar a música do perk. Bem, aí já começa a ficar um pouco mais complicado e caro fazer com o Arduino, então optei em utilizar o RaspBerry Pi e os GPIO.

Circuito

O esquema elétrico é super simples, pois nada mais é do que acender/apagar os LEDs, como os GPIO do RaspBerry Pi são 3v3, nem precisei utilizar resistores.

Componentes

  • 12 LEDs 5mm branco de alto brilho
  • Cabos (usei cabo de rede)
  • RaspBerry Pi, cartão SD, fonte, etc.
  • Protoboard

Para deixar com uma aparência melhor poderia ser criado uma plataforma de madeira com vários buracos e um refletor para o LED como esses ao lado, que podem ser comprados aqui, no meu caso não deu para fazer essa prateleira pois estou de mudança.sku_81831_1

Interface Web

Resumidamente é uma página HTML5 gerada através de um shell-script cgi o qual seta as portas GPIO para HIGH ou LOW, acendendo ou desligando os LED e reproduzindo a música de cada perk. Como é uma página HTML pode ser acessada através de qualquer browser ou seja, notebook, tablet, celular, etc. O resultado é o seguinte:
cod-perk-a-cola
Acesse aqui o repositório no meu github para ter acesso ao código e instrução de instalação.
Depois de tudo funcionando é possível usar essa página como se fosse um aplicativo nativo para o celular, basta seguir os passos:
No iOS
  • Abrir a página no Safari
  • Ir no botão de compartilhamento e “+ Tela de Início”

No Android

  • Abrir a página no Chrome
  • Ir em Settings (botão com 3 pontos) no canto superior esquerdo
  • Salvar como favoritos
  • Alterar o valor em: Adicionar em: Home Screen

É isso aí, aprendizado com diversão, se construiu o seus Perk-A-Cola, me mandem fotos… até a próxima, não esqueça de deixar um comentário e compartilhar esse projeto 🙂

Comentários